Pages

Subscribe:
Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Parabéns, Jambeiro!

Parabéns, Jambeiro, pelo seus 136 anos em 30 de março!

Cidade de Jambeiro no Vale do Paraíba

Ao contrário do que muita gente pensa, o nome da cidade de Jambeiro não se deve ao nome da fruta, mas aos limites geográficos com o morro do Jambeiro com Caçapava.

JambeiroRM Vale: subregião de São José dos CamposAniversário: 30/03/1876Padoreira: Nossa Senhora das Dores  (15/09)Idade: 136 anos (em 2012)

Imagina-se que naquela serra havia um jambeiro que oferecia sombra aos viajantes e tropeiros no descanso de sua caminhada.
Bica do Tropeiro
Em suas terras corre o Rio Capivari. Capivari, em tupi-guarani, significa rio das capivaras.
Cachoeira

Faz limite com Caçapava, São José dos Campos, Redenção da Serra, Paraibuna, Santa Branca e Jacareí.
De acordo com os documentos oficiais, o antigo bairro do Capivary do município de Caçapava foi elevado à categoria de Freguesia ou Paróquia em 1872 e suas divisas foram relatadas da seguinte forma:
“… pelo lado de Parahybuna, pelo morro da Samambaia, antiga divisa de Caçapava, e pelo lado desta Villa, pelos altos do morro do Jambeiro, ficando pertencendo a nova Freguezia todas as vertentes do Capivary”.
A Freguesia de Capivari foi elevada à categoria de Vila, em 1876, ficando emancipada político-administrativa do município de Caçapava.
No ano seguinte a Villa de Nossa Senhora de Capivay de Caçapava passa a ser denominada por Villa do Jambeiro.
Igreja Nossa Senhora das Dores
De acordo com a história, o primeiro morador dos sertões do bairro do Capivary, pertencente a Taubaté foi o tenente José Vieira da Silva e Bernardina Edibia de Andrade, em 1789.
A filha do casal, Anna Gomes de Almeida, tendo herdado parte das terras paternas, onde construiu a sede da fazenda.
Nesse casarão funcionaram as antigas Escolas Reunias de Jambeiro (1916-1931) e Grupo Escolar de Jambeiro (1932-1937), quando fora demolido em 1938 para ceder lugar ao prédio inaugurado em 1940, no qual hoje funciona a escola Cel. Joaquim Franco de Almeida.
De acordo com pesquisa do IBGE, Jambeiro é uma das cidades mais ricas da região no que se refere ao PIB, apesar de ser uma cidade pequena. Tem grandes indústrias que geram muito dinheiro, porém o que se produz por lá não fica no município, como demonstrou matéria do VNews.

Cidade de Jambeiro

Informações prestadas pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Jambeiro.
Fotos: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Jambeiro

Antonia Alves
Editora do Portal RM Vale

0 comentários:

Postar um comentário